Sociedade Novo secretário de Estado de Cabo Delgado foi desfiado a combater terrorismo

Novo secretário de Estado de Cabo Delgado foi desfiado a combater terrorismo

A província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, tem um novo secretário de Estado. A gestão da crise humanitária, provocada pelo terrorismo, será um dos principais desafios de António Supeia.

António Njanje Taimo Supeia tomou posse esta sexta-feira (11) como secretário de Estado de Cabo Delgado. No discurso inaugural durante a cerimónia, na cidade de Pemba, Supeia apontou o terrorismo como um dos principais entraves à melhoria da condição de vida das populações no norte do país.

“Dispensaremos a atenção que o assunto merece e comprometemo-nos a trabalhar em estreita articulação com as nossas briosas Forças de Defesa e Segurança, estacionadas no Teatro Operacional Norte”, assegurou.

Os ataques de insurgentes no norte do país começaram em 2017 e mergulharam a província numa crise humanitária sem precedentes. Mais de 700 mil pessoas foram obrigadas a fugir das suas casas. O novo secretário de Estado promete dar seguimento aos projetos iniciados pelo seu antecessor para o desenvolvimento da província.

“Cabo Delgado não é só o território de enormes e mais mediatizados desafios que o país ora conhece”, lembrou António Supeia. “É também uma terra de oportunidades sobre a qual repousa a esperança de todo um povo, para colher os ganhos indiretos e diretos dos megaprojetos de exploração de gás natural liquefeito e ainda da exploração de reservas significativas de rubis, de grafite, de ouro e outros recursos minerais aprazíveis pelo mundo fora.”

Recomendado para si:  Governo de Moçambique lança avaliação ambiental nas principais minas de Tete