Um incêndio provocado por um curto-circuito destruiu 350 tendas num campo de deslocados yazidis, minoria étnico-religiosa curda perseguida pelos ‘jihadistas’ no norte do Iraque.
O incêndio deflagrou numa secção do campo de Sharia, na província de Dohuk (no Curdistão iraquiano), na fronteira com a Turquia, que ainda acolhe 12 mil deslocados yazidis, cerca de três anos e meio após a declaração de vitória pelas autoridades iraquianas contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI).
“Das 4.000 tendas [do campo], 350 ficaram completamente destruídas e 25 pessoas sofreram ferimentos ligeiros, oito das quais foram transferidas para um hospital por causa de problemas respiratórios”, relatou, em declarações à agência France-Presse (AFP), o responsável do acampamento, Serdar Mohammed.
“Este incêndio foi provocado por um curto-circuito e para o extinguir mobilizámos helicópteros e dezenas de camiões de bombeiros”, disse, por sua vez, um porta-voz da direção regional responsável pelos deslocados, igualmente citado pela AFP.
Um inquérito para esclarecer as circunstâncias do incêndio foi aberto e novas tendas devem ser erguidas nos próximos dias, assim que o local estiver limpo, anunciaram ainda as autoridades locais.