Internacional México: 88 políticos foram assassinados em conflito político que precede eleições

México: 88 políticos foram assassinados em conflito político que precede eleições

O México vive um conflito político a uma semana das eleições locais e legislativas, que será realizada no domingo (6). De fevereiro a abril, 46 políticos foram assassinados, de acordo com a Integralia. Desde quando o ciclo eleitoral começou, 88 políticos foram mortos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo apuração do Estadão, mais de 60 candidatos a prefeito já saíram da disputa em todo o país, como ocorreu com Zudikey Rodríguez, que saiu da corrida pela prefeitura depois de ser sequestrada por uma gangue local. O grupo ameaçou matá-la se ela continuasse na disputa.

Cerca de 150 candidatos receberam proteção da polícia depois de sofrer algum tipo de ameaça de morte desde que a campanha começou, em abril. Todos os concorrentes ao cargo de prefeito ou vereador do município de Izcapuzalco deixaram a eleição depois de serem ameaçados.

De acordo com a reportagem, o aumento da violência pode ser explicado pela evolução da dinâmica do crime organizado, que vêm diversificando suas fontes de receita.

Recomendado para si:  Inundações e deslizamentos de terra no Nepal causam 42 mortes