Garimpeiros em uma embarcação fizeram na 3ª feira (11) disparos de armas de fogo contra a equipe de policiais federais que estava na Comunidade Palimiú, dentro da Terra Indígena (TI) Yanomami em Roraima. Os policiais estavam no local apurando o ataque ocorrido na manhã de 2ª feira (10), também por uma embarcação de garimpeiros, conforme denúncia realizada pelos Yanomami.
Segundo informações da Polícia Federal, depois da apuração, quando a equipe de policiais federais estava prestes a voltar para Boa Vista, uma embarcação de garimpeiros passou no Rio Uraricoera efetuando os disparos. A equipe se abrigou e respondeu à agressão, mas não houve registro de atingidos de nenhum dos lados.
De acordo com informações da Associação Yanomami Hutukara, o ataque de garimpeiros com armas de fogo contra a comunidade ocorrido na 2ª (10.mai) deixou ao menos 5 pessoas feridas, sendo 4 garimpeiros e 1 indígena. Ainda de acordo com a associação, os servidores do posto de saúde do território da comunidade Palimiú, local do ataque, foram removidos na própria 2ª feira.
O Ministério da Saúde confirmou que os profissionais da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena no Polo Base da Comunidade Palimiú estavam sendo retirados do local e que a unidade de atendimento será reaberta assim que seja possível atuar em segurança.