Pelo menos 23 pessoas morreram, 19 feridos e duas estão desaparecidas após uma inundação repentina causada por chuvas torrenciais na ilha das Flores, no leste da Indonésia, de acordo com informações avançadas pelas autoridades locais.
As chuvas torrenciais registadas na região causaram inundações em vários distritos da ilha das Flores, onde a maioria da população é católica, com os incidentes a registarem-se cerca da 1h local (20 horas de Maputo), pouco tempo antes do início das celebrações da Páscoa.
Dezenas de casas ficaram cobertas de lama, com as chuvas torrenciais a provocarem ainda a destruição de duas pontes e várias estradas na parte oriental da ilha.
Por este motivo, apenas o acesso por mar a partir da ilha de Adonara é agora possível, mas segundo o mesmo responsável, “a precipitação e a forte ondulação não permitiram a travessia”.
As previsões apontam para que estas condições meteorológicas extremas se mantenham ao longo desta semana na região.
Também este domingo na cidade de Bima as chuvas torrenciais que se registaram fizeram transbordar as barragens, com mais de 10 mil casas ficaram submersas.
As autoridades indicaram ainda que deste incidente resultou a morte de duas pessoas.
As cheias que atingiram grande parte da cidade de Díli, no domingo (04), provocaram pelo menos 11 mortos, segundo o balanço provisório da Protecção Civil. As autoridades estão a planear uma resposta de emergência.
Fonte daquela força de segurança explicou que o secretário de Estado da Protecção Civil convocou uma reunião de urgência para avaliar as situações mais urgentes e que requerem atenção imediata.
Um balanço total dos estragos é nesta altura “impossível”, segundo fonte do Governo, com danos avultados em casas privadas, estabelecimentos comerciais e várias infra-estruturas, entre as quais parte da estrada que liga Díli a Aileu, 47 quilómetros a sul da capital.
As inundações afectam também várias infra-estruturas essenciais no combate à covid-19, incluindo o Laboratório Nacional, no recinto do Hospital Nacional Guido Valadares.