Internacional Líder da junta militar do Chade promete “diálogo inclusivo”

Líder da junta militar do Chade promete “diálogo inclusivo”

O general Mahamat Idriss Déby, líder da junta militar no Chade desde a morte do pai, o presidente Idriss Déby Itno, prometeu um “diálogo nacional inclusivo” durante o período de transição de 18 meses.

Num discurso transmitido pela televisão nacional, o filho do antigo presidente do Chade disse que o país honrará todos os compromissos internacionais assumidos e que vai continuar a combater o terrorismo.

“O Chade continuará a manter a sua posição e a assumir as suas responsabilidades na luta contra o terrorismo e respeitará todos os seus compromissos internacionais”, disse o general, citado pela agência francesa de notícias, a France-Presse.

A declaração do líder da junta militar surge no mesmo dia em que os chefes de Estado da França e da República Democrática do Congo, Emmanuel Macron e Félix Tshisekedi, condenaram, em Paris, a repressão no Chade e apelaram para o regresso à ordem democrática.

O filho de Idriss Déby, 37 anos, tomou o poder como chefe do Conselho Militar de Transição (CMT), em 20 de Abril, um dia depois de o pai ter sido morto, segundo o exército, em combate com os rebeldes no norte do país.

Recomendado para si:  Venezuelana María Corina Machado é a vencedora do Prémio Nobel da Paz

O CMT revogou a Constituição e dissolveu o Governo e a Assembleia Nacional. O general Mahamat Idriss Déby prometeu “eleições livres e democráticas” em 18 meses, mas assumiu o título de Presidente da República e chefe supremo das Forças Armadas.