Internacional Moscovo: Polícia russa detém 150 participantes num fórum da oposição

Moscovo: Polícia russa detém 150 participantes num fórum da oposição

A polícia russa interrompeu no sábado (13) um fórum em Moscovo e prendeu todos os 150 representantes de vários grupos da oposição que pretendiam discutir as eleições regionais e locais marcadas para Setembro.

Num vídeo divulgado por um deputado, o polícia que liderou a acção disse que todos os detidos participavam de uma “organização indesejável” e que serão acusados de infrações administrativas.

O OVD-Info, um grupo independente que monitora prisões e repressão política, disse que, entre os mais de 150 detidos, estão Ilya Yashin, um político da oposição que lidera um dos distritos municipais de Moscovo, o antigo presidente da Câmara Munical de Yekaterinburg, Yevgeny Roizman, e a vereadora municipal de Moscovo, Yulia Galyamina.

“O objectivo deles era assustar as pessoas para que não se engajem na política”, disse Andrei Pivovarov, que ajudou a organizar o fórum, num vídeo gravado e publicado dentro de uma carrinha da polícia.

Pivovarov desempenhou um papel de liderança na Rússia Aberta, um grupo fundado pelo magnata russo auto-exilado Mikhail Khodorkovsky, que se mudou para Londres depois de passar 10 anos na prisão por desafiar o Governo de Vladimir Putin.

Recomendado para si:  Justiça francesa agrava sentença de violador de Gisèle Pelicot para 10 anos de prisão

Imagens publicadas pelos órgãos de comunicação mostraram dezenas de carrinhas da polícia estacionadas em frente ao hotel, onde decorria o forum.