A Veradora para a área da Polícia Municipal e Fiscalização, no município da cidade de Nampula, Lúcia Madelemane, é acusada de promover aglomeração de mulheres, sem uso da máscara de protecção facial, o que viola as medidas de prevenção da Covid-19, durante a celebração do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
Madelemane usou a sua conta do Facebook para publicar imagens referentes a festa, onde aparece na companhia de mais de trinta mulheres com uma indumentária a rigor.
A atitude provocou reacções críticas de alguns internautas, por alegadamente envolver uma pessoa que é responsável pela fiscalização do comportamento dos munícipes em relação ao cumprimento das medidas de prevenção da pandemia.
Tal é o caso do cidadão do nome Salvador Artur, que questionou o facto de quase todas as mulheres que aparecem na imagem não usarem máscaras e muito menos obedecerem o distanciamento social.
Para os munícipes, a vereadora deve ser exemplo para sociedade, principalmente neste momento em que a cidade de Nampula apesar ser uma das mais assoladas pela pandemia, destaca-se no desrespeito das medidas de prevenção.
“Somos interpelados na rua por membros da polícia municipal e de fiscalização, a exigirem o uso de máscaras. Afinal de contas a própria vereadora que dá ordens é a primeira a desobedecer”, desabafou Alfredo Joaquim.