Sociedade Saúde HCB dispõe de 1.895 doses de vacinas

HCB dispõe de 1.895 doses de vacinas

Um total de 1.895 doses de vacinas da Vero cell, doadas pela China, está disponível no Hospital Central da Beira (HCB) para a primeira fase de imunização contra o novo coronavírus.

A informação foi avançada ontem (09) pela directora clínica do HCB, Ana Tambo, durante o lançamento da campanha de vacinação que vai até à próxima sexta-feira, dia 12.

Segundo Ana Tambo, a vacinação é feita por 15 técnicos em quatro postos instalados para o efeito.

Considerou a vacina como uma grande valia para os profissionais de saúde desta unidade sanitária que diariamente “trabalham duro no combate à pandemia, sob o risco da sua própria saúde”.

A directora clínica lembrou, no entanto, que a vacinação significa a cura da doença, mas a prevenção e contenção de casos graves da doença, daí que não deve haver relaxamento por parte dos cidadãos.

Fez questão de recordar que desde o início da segunda vaga da Covid-19 no país, em Dezembro de 2020, pelo menos 55 profissionais do HCB foram infectados pelo vírus SARS-CoV-2, um dos quais perdeu a vida.

Recomendado para si:  Segurança ferroviária em Moçambique gera preocupação pública

Ana Tambo explicou ainda que a situação dos profissionais infectados pelo novo coronavírus preocupa a instituição, pelo facto de ter influenciado no seu funcionamento, forçando a suspensão de vários serviços.