Os secretários-gerais dos partidos Frelimo e Renamo, Roque Silva e André Magibire, abriram ontem (11) uma plataforma de diálogo permanente sobre a paz e debate de ideias, entre as duas formações políticas, para o bem da sociedade moçambicana.
O facto foi anunciado no final do encontro entre os dois dirigentes políticos, ocorrido no gabinete de trabalho do Secretário-geral da Frelimo, Roque Silva, na cidade de Maputo.
Roque Silva disse à imprensa que, a sua formação política continua aberta para o diálogo com todos interessados no crescimento do país,
“Felizmente, desta vez o secretário-geral da Renamo assumiu este entendimento de que podemos nos encontrar para dialogara sobre o projecto de paz e reconstrução nacional, que não é apenas do Presidente Filipe Nyusi, nem do líder da Renamo, mas uma agenda de todos os Moçambicanos”, disse Roque Silva.
Durante o encontro discutiram as suas responsabilidades como partidos políticos e o que os mesmos podem fazer para a consolidação da paz que foi arduamente conquistada. Acredito que vamos continuar a dialogar com a Renamo, MMM, Palmo e qualquer outro partido sobre assuntos que possam devolver a tranquilidade aos moçambicanos, no combate as doenças e estabilidade económica e social.
Por sua vez, André Magibire, defendeu que o partido Renamo pretende que haja um diálogo permanente entre os diferentes actores da sociedade, entre os partidos sobre o futuro deste país, que está nas mãos dos políticos.