Internacional Um terço dos doentes ventilados relata sintomas de Perturbação de Stress Pós-Traumático

Um terço dos doentes ventilados relata sintomas de Perturbação de Stress Pós-Traumático

Uma investigação britânica publicada na terça-feira (09) concluiu, a partir de relatos de mais de 13 mil doentes, que um quinto dos que foram internados mas não precisaram de ventilação também teve sintomas de Perturbação de Stress Pós-Traumático.

Mais uma evidência de que a Covid-19 afeta a saúde mental: um novo estudo, realizado por investigadores da Imperial College London e pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, conclui que um em cada três doentes infetados e que foram ventilados apresenta, mais tarde, sintomas acentuados de Perturbação de Stress Pós-Traumático (PTSD). O mesmo tipo de sintomas acontece, de acordo com a investigação, com um quinto dos doentes com covid-19 internados, mas que não necessitaram de ventilação.

A pesquisa, publicada na terça-feira (09) no Royal College of Psychiatrists ‘BJPsych Open e que envolveu mais de 13 mil pessoas com testes positivos ao coronavírus ou com fortes suspeitas de estarem infetadas, no Reino Unido, deu conta de que o sintoma mais comum entre todos os doentes era o aparecimento de imagens intrusivas, ou seja, lembranças repentinas do acontecimento traumático. Neste caso, as imagens eram relacionadas com a unidade de cuidados intensivos onde os doentes estiveram internados, com os médicos dentro dos seus fatos e máscaras e com outros doentes internados.

Recomendado para si:  Médicos Sem Fronteiras anunciam fim das operações em Gaza no final do mês

Em relação aos doentes que foram tratados em casa e àqueles que não necessitaram de qualquer tratamento – embora tenham tido problemas respiratórios, os investigadores descobriram que os sintomas de PTSD não se manifestaram de forma tão evidente: em relação aos primeiros, um doente em cada seis apresentou este tipo de sintomas e, relativamente ao segundo grupo, foram detetados sintomas deste tipo em um décimo dos doentes analisados.

Destaques da semana