Uma investigação britânica publicada na terça-feira (09) concluiu, a partir de relatos de mais de 13 mil doentes, que um quinto dos que foram internados mas não precisaram de ventilação também teve sintomas de Perturbação de Stress Pós-Traumático.
Mais uma evidência de que a Covid-19 afeta a saúde mental: um novo estudo, realizado por investigadores da Imperial College London e pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, conclui que um em cada três doentes infetados e que foram ventilados apresenta, mais tarde, sintomas acentuados de Perturbação de Stress Pós-Traumático (PTSD). O mesmo tipo de sintomas acontece, de acordo com a investigação, com um quinto dos doentes com covid-19 internados, mas que não necessitaram de ventilação.
A pesquisa, publicada na terça-feira (09) no Royal College of Psychiatrists ‘BJPsych Open e que envolveu mais de 13 mil pessoas com testes positivos ao coronavírus ou com fortes suspeitas de estarem infetadas, no Reino Unido, deu conta de que o sintoma mais comum entre todos os doentes era o aparecimento de imagens intrusivas, ou seja, lembranças repentinas do acontecimento traumático. Neste caso, as imagens eram relacionadas com a unidade de cuidados intensivos onde os doentes estiveram internados, com os médicos dentro dos seus fatos e máscaras e com outros doentes internados.
Em relação aos doentes que foram tratados em casa e àqueles que não necessitaram de qualquer tratamento – embora tenham tido problemas respiratórios, os investigadores descobriram que os sintomas de PTSD não se manifestaram de forma tão evidente: em relação aos primeiros, um doente em cada seis apresentou este tipo de sintomas e, relativamente ao segundo grupo, foram detetados sintomas deste tipo em um décimo dos doentes analisados.