Sociedade Segurança Espanha reitera disponibilidade de ajuda militar na luta contra o terrorismo

Espanha reitera disponibilidade de ajuda militar na luta contra o terrorismo

O embaixador da Espanha em Maputo, Alberto Cerezo, disse hoje que o seu país está à espera do Governo moçambicano para oferecer ajuda contra terrorismo.

O diplomata, que falava após uma audiência concedida pela Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, acrescentou que o seu país está disponível para prestar qualquer tipo de ajuda, incluindo militar.

“Nós temos experiência no combate ao terrorismo e estamos disponíveis para ajudar Moçambique. Estamos apenas à espera que o governo moçambicano nos diga que tipo de apoio necessita e cá estaremos para o que for preciso”, reiterou o diplomata espanhol, que disse ter transmitido a posição de Madrid às autoridades moçambicanas, que agora terão de responder.

Por seu lado, o embaixador cubano em Maputo, Pavel Diaz Hernandez, manifestou todo o apoio a Moçambique campo multilateral, mas assegurou que Havana não poderá dar qualquer apoio militar.

“Estamos disponíveis e vamos apoiar em todos os fóruns multilaterais dos quais fazemos parte, contudo, apoio militar não está em consideração”, disse o diplomata cubano quem acredita que os países da região austral podem ajudar Moçambique.

Até agora, vários países manifestaram a sua disponibilidade para apoiar a luta de Moçambique contra o terrorismo, mas continuam à espera de uma decisão do Gvoerno de Filipe Nyusi.