A Assembleia da República(AR) reúne-se hoje, em sessão plenária, para eleger sete novos membros da Comissão Nacional de Eleições (CNE) provenientes da sociedade civil e confirmar as dez figuras indicadas pelos partidospolíticos com assento parlamentar.
Os deputados vão fazer uma votação uninominal para escolher sete nomes dos 16 apurados semana passada e submetidos à audição parlamentar na Comissão dos Assuntos Constitucionais e de Legalidade.
Os 16 faziam parte de uma lista de 151 candidatos apresentados por 36 organizações da sociedade civil que responderam ao concurso aberto para o efeito.
Serão submetidos à votação Alice Banze, do Fórum Mulher; António Macilau, Armando Thaunde, Apolinário João e Rui Cherene, da Associação Juventude para Comunidade de Desenvolvimento; Carla Munguambe, da OTM-Central Sindical; e Jeremias Timana, da Confederação dos Sindicatos Livres de Moçambique (CONSILMO).
A lista inclui também Luís Zandamela e Carlos Matsinhe, do Conselho Cristão de Moçambique; Maria Mussuei e Daude Ibramogy, do Conselho das Religiões; Salomão Moyana, da Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Democracia; e Rosário Quive, da Organização Nacional dos Professores.
Fazemparte também deste grupo Paulo Cuinica, da Associação para o Desenvolvimento Comunitário; Lourenço Jossias, da Confederação das Associações Económicas; e José Marques, proveniente da Associação de Combate à Desnutrição Crónica, Apoio Humanitário e à Educação.
Ainda hoje, a Assembleia da República vai ratificar as dez personalidadesindicadas pelos partidos políticos com assento no Parlamento. Trata-se de Carlos Cauio, Rodrigues Timba, Abílio Diruaia, Eugénia Chimpenembe e António Mauvilo, da Frelimo; Fernando Mazanga, Maria Anastácia Xavier, Abílio Fonseca e Alberto Sabe, da Renamo; e Bernabé Nkomo, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).













