Um surto de cólera foi oficialmente confirmado na província de Gaza, sul de Moçambique, com o registo de um caso positivo no distrito de Limpopo. Até ao momento, não há registo de óbitos associados.
O médico-chefe provincial, Sérgio João, informou que o paciente está clinicamente estável e a ser acompanhado rigorosamente em sua residência.
Em declarações à Rádio Moçambique, o responsável assegurou que todas as medidas de controlo e vigilância epidemiológica foram rapidamente activadas para evitar a disseminação da doença. No âmbito da resposta imediata, os contactos próximos do caso notificado foram identificados e testados, resultando em todos os casos negativos para cólera.
As autoridades de saúde mantêm a monitorização da situação epidemiológica no distrito de Limpopo, considerando até ao momento que se trata de um caso isolado, sem evidências de transmissão comunitária.
“Desde o dia 10 de Fevereiro, iniciámos a testagem para a cólera a nível da província. Até ao dia 16, testámos cerca de 73 casos nos distritos da província, dos quais, infelizmente, um resultou positivo no distrito de Limpopo. Queremos esclarecer que se trata de um caso isolado e acreditamos que possa ser uma infecção importada”, garantiu Sérgio João.
O médico-chefe provincial apelou à população para redobrar os cuidados de higiene individual e colectiva, enfatizando a importância da lavagem das mãos como medida essencial para prevenir a propagação da doença.













