O tribunal de magistrados de Lilongwe na segunda-feira viu várias pessoas se reunirem do lado de fora por horas em apoio a Shepherd Bushiri, onde o autoproclamado profeta – conhecido por “milagres” e um estilo de vida opulento, era esperado para aparecer depois de se entregar às autoridades policiais na quarta-feira em sua terra natal, Malaui, por violação das estritas condições de fiança impostas por um tribunal sul-africano.
À luz de um mandado emitido em Pretória para sua prisão, uma caçada policial teve início na terça-feira quando Bushiri foi declarado fugitivo por ter escapado sob fiança na África do Sul e fugido para o Malaui.
Um Santo Criminoso?
O pregador milionário – que fez sua fortuna com doações de seguidores de sua Igreja Cristã Iluminada em Pretória e também tem grandes investimentos nos setores de mineração, telecomunicações e luxo, afirma que teme por sua vida na África do Sul.
Bushiri enfrenta acusações de fraude e lavagem de dinheiro e as autoridades sul-africanas – ainda incertas sobre como ele conseguiu deixar o país, iniciaram procedimentos legais para garantir sua extradição.