Internacional Jornalistas detidos foram libertados em Luanda

Jornalistas detidos foram libertados em Luanda

Os três jornalistas e um motorista da Rádio Essencial, que foram detidos no sábado, durante uma manifestação, em Luanda, foram libertados esta segunda-feira.

Os três jornalistas e um motorista da Rádio Essencial que foram detidos no sábado, durante uma manifestação, em Luanda, foram libertados esta segunda-feira à tarde, disse à Lusa o presidente do Sindicato de Jornalistas de Angola.

Questionado sobre se houve explicações para a detenção ou alguma acusação formal, Teixeira Cândido disse que não foram prestados esclarecimentos. O presidente disse que o sindicato está a preparar um comunicado sobre o assunto, que irá divulgar em breve.

Inicialmente tinham sido detidos seis jornalistas, mas três foram entretanto libertados.

A tentativa de uma manifestação organizada por jovens da sociedade civil, com apoio de dirigentes do maior partido da oposição angolana – União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) -, foi frustrada pelas autoridades, tendo resultado em 103 detenções, ferimentos de polícias, e de manifestantes em números não revelados, além da destruição de meios das forças da ordem.

Recomendado para si:  Navio holandês atacado ao largo do Iémen fica à deriva após resgate da tripulação

Os protestos ficaram marcados também pelo arremessar de pedras, colocação de barricadas na estrada com contentores de lixo e pneus a arder pelos manifestantes.

A marcha, convocada por ativistas da sociedade civil, contou com a adesão da UNITA e outras forças da oposição e visava reivindicar melhores condições de vida, mais emprego e a realização das primeiras eleições autárquicas em Angola.