O ex-presidente de Moçambique Armando Guebuza será ouvido, em data ainda não determinada, pela Procuradoria Geral da Republica (PGR) num processo relacionado com o escândalo das dívidas ocultas.
O diario “O Pais” de Maputo escreve que Guebuza prometeu prestar os esclarecimentos solicitados, mas reclamou que está a ser vítima de uma tentativa de assassinato politico”.
O jornal cita Guebuza afirmando que “iremos prestar os esclarecimentos solicitados, sem no entanto, deixar ficar a nossa desconfiança em relação à constante e desconforme actuação da Procuradoria-Geral da República”.
Guebuza disse ainda que “temos razões de sobra para a falta de confiança no nosso Ministério Público”.
Tal desconfiança deriva, entre outros factores, da citação do seu nome num processo que a PGR move em Londres, também relativo às dividas ocultas, no qual o ex-estadista deve ser ouvido.
Quanto a isso, Guebuza disse que “é estranho que a nossa Procuradoria-Geral da República tenha preferido atravessar a África sub-sahariana, o deserto de Sahara, o Mar Mediterrâneo, a Europa continental e o Canal da Mancha, para obter esclarecimentos de um cidadão nacional e aqui residente”.
As chamadas dívidas ocultas, de pelo menos dois mil milhões de dólares, foram contratadas no segundo e último mandato de Armando Guebuza.
Foi argumento dessa contratação – ao Credit Suisse e VTB da Rússia – a realização de ambiciosos projectos de pesca de atum e proteção costeira, o que veio a ser denunciado como esquema de enriquecimento ilícito envolvendo membros e funcionários do Governo e seus familiares, banqueiros e empresas de fornecimento de serviços navais.
O filho mais velho de Armando Guebuza, Ndambi Guebuza, e a sua ex-secretária particular, Inês Moiane, estão detidos em Maputo, alegadamente por terem beneficiado do esquema.
E na África do Sul, continua detido, desde 2018, o ex-ministro das Finanças, Manuel Chang, procurado pelos Estados Unidos para responder a crimes financeiros relacionados com a movimentação de fundos resultantes das referidas dívidas.
















