Destaque África do Sul está pronta para ajudar a combater a insurgência se...

África do Sul está pronta para ajudar a combater a insurgência se solicitada, diz Naledi Pandor

A África do Sul está pronta a disponibilizar serviços de inteligência ou militares para ajudar Moçambique a enfrentar a insurgência em Cabo Delgado, mas o vizinho precisará primeiro de solicitar, disse a ministra dos Negócios Estrangeiros, nesta quarta-feira, 2.

A Reuters reporta que Naledi Pandor disse a uma comissão parlamentar que a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) pediu a Moçambique que fornecesse um roteiro sobre a assistência de que poderia necessitar, que seria analisada antes de se escolher o caminho a seguir.

Garrett Grigsby, diretor do gabinete de assuntos internacionais do Departamento de Serviços Humanos e de Saúde, garantiu que os “indivíduos” norte-americanos que ainda trabalham na OMS vão regressar aos Estados Unidos ou vão assumir outros cargos internacionais, sem especificar o número.

Garrett Grigsby defendeu ainda que os EUA vão continuar a pedir reformas na OMS até à conclusão do processo de saída, no próximo ano, porque, “se a organização funcionar melhor, será melhor para todos”.

O diretor do gabinete internacional do Departamento de Serviços Humanos e de Saúde, do Governo norte-americano, disse que o país é “líder em saúde a nível global e assistência humanitária” e que vai continuar a assegurar que a ajuda chega a pessoas necessitadas de todo o mundo.

Recomendado para si:  Nove moçambicanos recuperam após inalação de gás tóxico em Portugal

Donald Trump continua a culpar China pela pandemia de Covid-19, que já matou pelo menos 857.824 mortos e infetou mais de 25 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência AFP.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (184.689) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de seis milhões).

Destaques da semana