Nacional Zambézia tem nova escola secundária, água potável e banco

Zambézia tem nova escola secundária, água potável e banco

Na sua deslocação à província da Zambézia para visita presidencial, o Chefe de Estado inaugurou, esta quinta-feira 27, no distrito de Derre, a Escola Secundária Geral de Derre, um sistema de abastecimento de água e uma agência bancária. Esta no âmbito da iniciativa “Um distrito, um banco”.

As três infra-estruturas que o Presidente da República colocou à disposição da população, apelando para a conservação das mesmas, custaram cerca de 90 milhões de meticais.

A Escola Secundária de Derre custou aos cofres de Estado um total de 31 milhões de meticais. Tem três blocos que ao todo perfazem 10 salas de aula, devendo servir mil alunos. Dispõe de salas de informática, laboratório e bloco administrativo.

O sistema de abastecimento de água também custou 31 milhões. O mesmo vai, numa primeira fase, beneficiar a três mil habitantes da vila sede distrital de Derre. No futuro, dependendo do aumento das ligações, a infra-estrutura pode garantir o precioso líquido a oito mil habitantes, de acordo com Vasco Andrade, fiscal das obras.

Recomendado para si:  Moçambique reforça estratégia nacional para reduzir acidentes nas estradas

Agência bancária inaugurada pelo Chefe de Estado é do Moza Banco e a sua construção custou 27 milhões de meticais.

O Moza Banco tem estado a estender a sua rede pelo país, estando, neste momento, na terceira posição em termos de rede de agências bancárias em todo o país, conforme referiu Manuel Guimarães, administrador da mesma instituição, durante a interação com o Presidente da República.

Filipe Nyusi disse esperar ver a médio prazo desenvolvimento no distrito de Derre e o Governo está a trabalhar nesse sentido, provendo melhores condições de vida aos habitantes.

O distrito de Derre encontra-se a mais de 150 quilómetros da cidade de Quelimane e tem cerca de 100 mil habitantes que serão servidos pelo novo balcão daquele banco.