O novo coronavírus pode ter se espalhando pela China em agosto de 2019, de acordo com uma pesquisa da Harvard Medical School baseada em imagens de satélite de padrões de viagens hospitalares e dados de mecanismos de busca.
A pesquisa utilizou imagens de satélite de alta resolução de estacionamentos de hospitais em Wuhan – onde a doença surgiu no final de 2019 – e dados para consultas relacionadas a sintomas nos mecanismos de busca para itens como “tosse” e “diarréia”.
“O aumento do tráfego hospitalar e os dados de pesquisa de sintomas em Wuhan precederam o início documentado da pandemia de SARS-CoV-2 em dezembro de 2019”, de acordo com a pesquisa.
“Essas descobertas também corroboram a hipótese de que o vírus surgiu naturalmente no sul da China e potencialmente já estava circulando na época do cluster Wuhan”, segundo a pesquisa.
“Em agosto, identificamos um aumento único nas pesquisas por diarréia, que não foi observado nas temporadas anteriores da gripe nem refletido nos dados de pesquisa da tosse”, segundo a pesquisa.