Cultura Ministério da Cultura e Turismo abre as portas do Museu da Moeda...

Ministério da Cultura e Turismo abre as portas do Museu da Moeda numa visita virtual

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Assinalou-se 16 de junho, o Dia do Metical. Por isso, para não deixar a data passar em branco, o Ministério da Cultura e Turismo apresentou ao público a visita virtual ao Museu Nacional da Moeda, criado no âmbito da preservação e valorização do património histórico de Moçambique.

“Foi a 16 de Junho de 1980 que se inaugurou a nova moeda nacional, o metical, que, nessa mesma data, entrou em vigor, substituindo o velho escudo”, adianta a nota de imprensa do Ministério.

“Ao inaugurarmos esta exposição virtual, pensamos em todos aqueles que estão em casa. Levamos o Museu ao encontro dos moçambicanos e do mundo, porque esta janela virtual está aberta a todos. Queremos que o mundo também tenha acesso ao Museu e conheça a história sobre o Metical. É uma alternativa segura neste momento. Queremos que as pessoas se actualizem e visitem o Museu sem sair de casa. O Ministério da Cultura e Turismo compromete-se com o deleite dos amantes das artes e da história nacional”, disse a Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula.

Inaugurado há 40 anos, o Museu Nacional da Moeda contém um acervo de material que retrata a história, não só do país, como da região austral do continente. O edifício, também designado Casa Amarela, foi construído em 1860 e é considerado a primeira casa de alvenaria da então cidade de Lourenço Marques, realça o Ministério da Cultura e Turismo.

Além da visita virtual que pode ser acompanhada através de um link, disponível nas páginas online do Ministério da Cultura e Turismo, o dia também serviu para a instituição recordar o Massacre de Mueda, de 16 de Junho de 1960, um dos últimos episódios da resistência dos moçambicanos à dominação colonial.

16 de Junho também é o Dia da Criança Africana, efeméride que surge como homenagem às crianças sul-africanas massacradas no Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul, em protesto contra a fraca qualidade de ensino.