Destaque Japão disponibiliza 745 mil dólares para apoiar Moçambique

Japão disponibiliza 745 mil dólares para apoiar Moçambique

O Governo do Japão disponibilizou, através do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 745 mil dólares para Moçambique, um montante que vai servir para o combate à covid-19.

“Estamos muito felizes com este apoio do Governo do Japão para mitigar o impacto da covid-19 nas comunidades moçambicanas e, em particular, suas crianças”, disse Katarina Johansson, representante do Unicef em Moçambique, citada num comunicado.

O apoio anunciado chega em resposta ao apelo das autoridades moçambicanas e vai “responder às prioridades identificadas no Plano de Resposta à covid-19 em Moçambique”.

O valor vai ser destinado, entre outros pontos, à obtenção de material médico, de saneamento e higiene, reforço da comunicação de riscos, envolvendo a comunidade, assim como apoiar perto de 250 famílias através de “transferências monetárias multissetoriais”.

Para o Unicef, o impacto da pandemia vai criar “também uma crise de direitos da criança” e, por isso, é preciso “agir agora para que (as crianças) não se tornem vítimas ocultas” da doença.

“Os casos de covid-19 em Moçambique continuam a aumentar, elevando o total para 66 casos pediátricos no país”, lê-se na nota. Moçambique conta com 453 casos de covid-19, dois óbitos e 136 recuperados.

No mundo, há mais de 7.2 milhões de infectados (7 218 406), dos quais 115 133 são novos casos. Do global de infectados, 409 111 morreram. Só de segunda para esta sexta-feira houve 2748 mortes. Os que superaram a doença são 3.5 milhões de pessoas (3 554 603).