Internacional Forças curdas lançam campanha contra grupo Estado Islâmico

Forças curdas lançam campanha contra grupo Estado Islâmico

As Forças Democráticas Sírias (FDS) anunciaram esta sexta-feira 05, o lançamento de uma perseguição aos ‘jihadistas’ do grupo Estado Islâmico no leste do país, em coordenação com a coligação internacional anti-EI, dirigida por Washington, e as forças iraquianas.

“Em cooperação com as forças da coligação internacional (…) e o exército iraquiano, as nossas forças lançaram uma campanha designada ‘Dissuasão do terrorismo’ para encontrar as células da organização terrorista Daesh (acrónimo árabe do EI) no leste do país, ao longo do rio Khabur e da fronteira sírio-iraquiana“, anunciaram num comunicado as FDS, dominadas pelos combatentes curdos.

Após ter autoproclamado em 2014 um “califado” numa parte da Síria e do Iraque, o EI foi acumulando derrotas até à perda do seu último bastião na Síria em março de 2019.

Mas os ‘jihadistas‘, que voltaram à clandestinidade, continuam a realizar ataques mortíferos, nomeadamente no vasto deserto do centro da Síria, que se estende da província de Homs (centro) à de Deir Ezzor (leste).

Recomendado para si:  Líderes mundiais aplaudem acordo de paz entre Israel e Hamas

Os ataques têm como alvo o exército sírio e aliados, assim como as forças curdas, há muito tempo apoiadas pelos Estados Unidos na sua luta contra o EI.

Desde março de 2019, as forças curdas, com apoio da coligação anti-EI, continuaram a perseguir as células adormecidas de ‘jihadistas‘ sem conseguir conter a sua ação.

Na quinta-feira, os Estados Unidos exortaram os aliados a continuarem a ajudar financeiramente a luta contra o EI apesar da crise económica provocada pela pandemia do novo coronavírus.