Internacional Congo declara o fim da ébola após segundo surto no país

Congo declara o fim da ébola após segundo surto no país

Quase dois anos e 2.200 mortes depois, o ministro da Saúde da República Democrática do Congo anunciou, esta quinta-feira 25, que chegou ao fim o segundo surto de ébola no país.

O país foi assolado por uma segunda vaga do vírus em Agosto de 2018, que matou cerca de 2/3 das pessoas infectadas. Este surgiu na província do Kivue e alastrou-se à região vizinha de Ituri, onde o conflito armado, a desconfiança nas organizações de ajuda, a corrupção generalizada e os surtos de sarampo e do novo coronavírus complicaram a resposta do Ébola.
Agora, as autoridades sanitárias anunciam o fim do surto nestas regiões, embora se mantenha o receio de um novo surto no oeste do país, onde terá sido diagnosticado um caso da doença.
O responsável pela Organização Mundial de Saúde para a África, Moeti Tshidi, reconheceu que não foi uma tarefa “fácil” e que houve alturas que parecia “uma missão impossível”. Contudo, o fim da Ébola “é um sinal de esperança para a região e para o mundo”.
Também a Organização Mundial de Saúde partilhou a ‘boa nova’ no seu Twitter onde agradece a todos os profissionais envolvidos nesta luta.