Internacional CAF pede paciência ao futebol africano

CAF pede paciência ao futebol africano

O futebol africano não foi poupado pela pandemia de coronavírus. Enquanto algumas ligas europeias devem retomar, o presidente da CAF, Ahmad Ahmad, disse que deseja controlar o surto primeiro antes.

O futebol mundial, na esmagadora maioria, foi suspenso, devido ao surto do novo coronavírus. O futebol africano não foi exceção à regra. A Confederação Africana de Futebol (CAF) suspendeu todas as competições em março. A situação no continente é complicada e difere muito das realidades na Europa.

África já travou lutas, recentemente, com outras epidemias, como por exemplo, o surto de ébola, em março de 2014, o período mais mortífero da doença desde a origem detetada em 1976. Durante o surto, a CAF optou por não suspender o futebol. Os jogos nos países onde a epidemia eclodiu foram deslocados, para evitar uma ameaça regional.

Tendo em conta o pesado histórico de surtos, pode-se afirmar que, para já, o continente africano não está a sofrer com a pandemia do coronavírus, como outros continentes. Até ao dia 11 de maio, África tinha registado pouco mais de 64.500 casos de Covid-19 e cerca de duas mil mortes, números que ficam na sombra das taxas de infeção e mortalidade registados na Europa e no continente norte-americano.

Apesar das previsões alarmantes sobre os potenciais impactos da crise sanitária, foi levantada a questão de saber se o futebol africano pode regressar.