Internacional Marcelino dos Santos (1929-2020), o líder histórico que assumia: “Sou a Frelimo”

Marcelino dos Santos (1929-2020), o líder histórico que assumia: “Sou a Frelimo”

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Nascido em 20 de maio de 1929, na Ilha de Moçambique, norte do país, Marcelino dos Santos interessou-se pela causa da independência de Moçambique muito antes de se juntar à Frelimo, movimento criado em 1962.

Marcelino dos Santos, que morreu na terça-feira de doença, aos 92 anos, viveu tão intensamente a sua ligação à causa nacionalista e à Frente de Libertação de Moçambique que afirmou: “Não sou da Frelimo, sou a Frelimo”.

Nascido em 20 de maio de 1929, na Ilha de Moçambique, norte do país, Marcelino dos Santos interessou-se pela causa da independência de Moçambique muito antes de se juntar à Frelimo, movimento criado em 1962. Durante a sua passagem por Lisboa (1948-1951) destacou-se, na Casa dos Estudantes do Império e no Centro de Estudos Africanos, como militante anticolonialista.

Após abandonar a capital portuguesa por volta de 1951, devido à impiedosa perseguição movida pela PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado), rumou para Paris, onde estreitou a relação com o nacionalista angolano Mário Pinto de Andrade.

Os dois estabeleceram vínculos de amizade e camaradagem com quase todos os dirigentes dos movimentos que conduziram as antigas colónias francesas de África à independência.

Marcelino dos Santos exerceu um papel crucial na mobilização de muitos intelectuais franceses, que escreveram a Salazar a exigir-lhe a independência para as colónias e a libertação imediata do nacionalista, e mais tarde primeiro Presidente da República Popular de Angola, Agostinho Neto, que estava preso.

Com Mário Pinto de Andrade, Amílcar Cabral e Aquino de Bragança, Marcelino dos Santos criou em 1961 a Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas (CONCP), tendo sido eleito seu secretário-geral em Rabat, capital de Marrocos.

Ainda nesse ano, Marcelino dos Santos adere à União Democrática Nacional de Moçambique (Udenamo) e escreve os estatutos desta organização. A Udenamo participou mais tarde na fusão das três organizações que resultaram na fundação da Frelimo.

Redigiu os estatutos da Frelimo, tendo-se tornado chefe das Relações Exteriores e chefe do Departamento de Orientação Política. Nessas funções, foi determinante no reconhecimento internacional da Frelimo como representante legítimo da causa da luta do povo moçambicano pela independência e na definição da estratégia de luta política e armada para o alcance desse objectivo.

Em pleno auge das guerras contra o colonialismo português, Marcelino dos Santos, Agostinho Neto e Amílcar Cabral, histórico nacionalista do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foram recebidos pelo papa Paulo VI no Vaticano, em 01 de julho de 1970, provocando a ira do Governo português.

Com o assassinato do primeiro presidente da Frelimo, Eduardo Mondlane, em 3 de fevereiro de 1969, Marcelino dos Santos fez parte do triunvirato escolhido para a liderança do movimento até à escolha de uma nova direcção. Na sequência do afastamento de Uria Simango do triunvirato, devido a divergências internas, Samora Machel foi eleito presidente da Frelimo e Marcelino dos Santos vice-presidente.

Após a independência de Moçambique em 25 de Junho de 1975 e a assunção da chefia do novo Estado moçambicano pela Frelimo, Marcelino dos Santos foi nomeado, em 1977, ministro para a Coordenação Económica e posteriormente secretário da Comissão Permanente da Assembleia Popular (depois Assembleia da República). Em 1986, assume a presidência da Assembleia Popular, cargo que exerce até à investidura da primeira Assembleia da República multipartidária, em 1994.

Fiel aos princípios em que acreditava e marxista-leninista assumido, sempre se referiu à Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), hoje principal partido da oposição, como “bandidos armados”, em alusão ao envolvimento da organização na guerra civil que durou 16 anos até à assinatura do Acordo Geral da Paz.

Marcelino dos Santos negou publicamente cumprimentar o falecido líder da Renamo Afonso Dhlakama e declarou várias vezes o seu desencanto com a viragem para o capitalismo da “sua” Frelimo. Debilitado pela doença, aparecia raramente em público nos últimos tempos, deslocando-se com um andarilho. Além de político, era um entusiasta da poesia, tendo assinado vários poemas com os heterónimos ‘Kalungano’ e ‘Lilinho Micaia’.