A Rússia pousou helicópteros e tropas de ataque em uma ampla base aérea no norte da Síria, desocupada pelas forças americanas, informou na sexta-feira (15) o canal de TV Zvezda do Ministério da Defesa da Rússia.
A polícia militar russa armada foi mostrada em imagens exibidas em Zvezda voando para a base aérea da Síria, no norte da província de Aleppo, perto da fronteira com a Turquia e se espalhando para proteger a área.
A medida ocorre depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou abruptamente a retirada de tropas americanas de partes da Síria no mês passado.
A instalação será usada como um centro para distribuir ajuda humanitária aos residentes locais, e o aeródromo militar agora é controlado pelas forças do governo sírio aliadas a Moscou, disse Zvezda.
Zvezda disse que a Rússia montou uma base de helicópteros em um aeroporto na cidade de Qamishli, no nordeste da Síria, uma medida destinada a aumentar o controle de Moscou sobre os eventos no local.
Rússia e Turquia estão realizando patrulhas conjuntas ao longo da fronteira da Síria com a Turquia como parte de um acordo firmado entre o presidente russo Vladimir Putin e seu colega turco Tayyip Erdogan.
“Entramos na base e controlamos o perímetro interno e externo”, afirmou Zvezda, um inspector da polícia militar russa.
“Agora os sapadores estão olhando e percorrendo todos os edifícios para garantir que não haja algum tipo de substância explosiva deixada para trás ou algum tipo de surpresa aqui para nós”, disse ele.
Zvezda transmitiu imagens de equipamentos norte-americanos, como suprimentos médicos para tratar queimaduras solares deixadas para trás, além de academia e instalações para dormir.
A Rússia tem duas instalações militares permanentes na Síria, uma base aérea na província de Latakia usada para ataques aéreos contra forças que se opõem ao presidente Bashar al-Assad e uma instalação naval em Tartus, no Mediterrâneo.
Reuters
















