Internacional Ataque israelita mata dirigente da Jihad Islâmica em Gaza

Ataque israelita mata dirigente da Jihad Islâmica em Gaza

Um ataque israelita matou Baha Abu Al-Atta, um alto dirigente da Jihad Islâmica, na última madrugada, em Gaza. No funeral, compareceram centenas de pessoas e ouviram-se disparos. O ataque visou directamente a casa de Al-Atta e matou também a mulher do líder jihadista.

O governo israelita reconheceu o raide e disse que o homem era acusado de planear vários ataques com roquetes e drones contra Israel e de estar a planear novas ofensivas. A Jihad islâmica emitiu também um comunicado, em que diz que a morte do dirigente seria vingada. Já durante o dia desta terça-feira, foram lançados vários rockets de Gaza em direcção as cidade israelita de Ashkelon e Sderot. As sirenes soaram também em Telavive, mas não caiu qualquer míssil na cidade.

Segundo os meios de comunicação social sírios, Israel lançou igualmente um ataque contra a casa de outro dirigente da Jihad Islâmica em Damasco, matando um dos filhos.

Estes novos episódios são um teste à frágil trégua entre Israel e o Hamas, implementada desde a ofensiva israelita em Gaza no verão de 2014.

Recomendado para si:  Negociações indirectas entre Israel e Hamas no Egito são consideradas “positivas”

Euronews