Internacional Pelo menos 18 civis mortos em novos bombardeamentos na Síria

Pelo menos 18 civis mortos em novos bombardeamentos na Síria

Pelo menos 18 civis morreram em novos bombardeamentos do Governo sírio e dos aliados russos nas províncias de Idlib e Aleppo, no norte da Síria, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos e da Defesa Civil síria.

As aviações de Damasco e Moscovo fizeram quase 100 bombardeamentos contra estas zonas do país.

A localidade de Yebala, no Sul de Idlib, onde morreram pelo menos sete civis, foi a zona mais afectada, segundo o Observatório, que tem sede em Londres, mas conta com uma ampla rede de colaboradores no terreno.

A organização adiantou que um número indeterminado de civis ainda se encontra debaixo dos escombros e que entre os mortos se contam cinco crianças, incluindo uma recém-nascida.

Ao amanhecer, os aviões russos atacaram uma quinta familiar próxima da localidade de Jan Shijún, no Sul de Idlib, matando três homens e ferindo outros três, segundo a Defesa Civil síria.

Além de Idlib, no Sul de Aleppo registaram-se ataques aéreos contra a povoação de Al Zarba nos quais morreram duas crianças e uma mulher, segundo o Observatório.

A Defesa Civil, conhecida por “capacetes brancos”, publicou na sua conta oficial na rede social Twitter imagens e vídeos das operações de resgate dos escombros dos edifícios destruídos nos ataques.

Os ataques no norte da Síria continuam a ocorrer diariamente contra civis em zonas dentro do perímetro de segurança acordado no passado mês de setembro entre Moscovo (Rússia) e Ancara (Turquia), que apoia os opositores ao regime de Bashar al Assad.

Nos últimos dias aumentaram os confrontos entre as tropas do Exército e os grupos rebeldes na zona de Idlib e a Norte de Hama, onde as forças de Damasco levam a cabo uma operação militar desde finais do mês de Abril.

Notícias ao Minuto