Internacional Rússia condena norueguês a 14 anos de prisão por espionagem

Rússia condena norueguês a 14 anos de prisão por espionagem

A Justiça russa condenou hoje a 14 anos de prisão um reformado norueguês acusado de ter obtido informações sobre submarinos nucleares russos, no âmbito de um caso de espionagem que provocou tensões entre a Rússia e a Noruega.

Frode Berg, de 63 anos, que trabalhou para uma agência do Governo norueguês responsável pelo cumprimento de um acordo sobre a fronteira entre a Noruega e a Rússia, foi julgado em Moscovo depois de ter sido detido em Dezembro de 2017.

“O que a investigação mostrou foi que os serviços de informação noruegueses tentaram obter informações classificadas sobre os submarinos russos e que Frode Berg estava envolvido no processo”, explicou o advogado, Ilya Novikov, antes da sentença.

“Ele tem 63 anos e dadas as condições das prisões russas, esta é uma pena de prisão para toda a vida” caso seja condenado a 14 anos, referiu o advogado.

Frode Berg admitiu ter ajudado os serviços noruegueses servindo de “correio”, mas garantiu que não sabia que estava a espiar para a Noruega, afirmou no início de Abril o seu advogado norueguês, Brynjulf Risnes.

A detenção de Berg provocou alguma tensão entre a Noruega e a Rússia, dois países que partilham uma pequena fronteira terrestre e mantêm geralmente boas relações de vizinhança.

Notícias ao Minuto