Sociedade Chimoio: Detido cidadão acusado de roubo de bens no Cemitério

Chimoio: Detido cidadão acusado de roubo de bens no Cemitério

A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve na tarde de segunda-feira um cidadão que se dedicava ao roubo de bens no Cemitério Municipal de Chissui, na cidade de Chimoio, província de Manica.

Trata-se de João Timóteo Zacarias, 32 anos de idade, que foi surpreendido naquele recinto na posse de uma viola e outros objectos retirados das campas. O indivíduo encontra-se detido na 4ª Esquadra da PRM, em Chimoio.

A porta-voz da PRM em Manica, Elsídia Filipe, em contacto com a AIM, contou que João Zacarias foi surpreendido pelos guardas do cemitério quando tentava sair daquele recinto santo com uma viola roubada numa das campas.

“Na tarde de segunda-feira, na rotina normal de trabalho, os guardas encontraram este indivíduo dentro do cemitério portando uma viola. Quando foi questionado, deu uma justificação que não convenceu os guardas em serviço. Durante a vasculha viram outros objectos que, normalmente, os familiares deixam nas campas durante a sepultura de um ente querido. É uma situação preocupante. Por isso está detido para mais averiguações”, explicou a fonte.

“Realmente andávamos preocupados porque ouvíamos dizer que existem indivíduos que vandalizam campas nos cemitérios. Não só naquele cemitério, mas um pouco por todos existentes na cidade de Chimoio. Portanto, houve necessidade de reforçar a segurança e estamos a ter resultados”, referiu.

A fonte disse que urge desencorajar esta prática que fere com aquilo que são os princípios morais, bem como promover o respeito pelos locais onde repousam os defuntos.

Acrescentou que o trabalho vai prosseguir para travar a onda de roubos e vandalização nos cemitérios naquela província, apelando, para o efeito, à população para continuar vigilante e a colaborar com as autoridades na denúncia de malfeitores que tentam criar instabilidade no seio das comunidades.

Folha de Maputo