Destaque Autoridades detêm dono da barragem que rebentou e matou 48 pessoas

Autoridades detêm dono da barragem que rebentou e matou 48 pessoas

A polícia do Quénia deteve hoje o milionário Perry Mansukh Kansagara, o proprietário da barragem que rebentou a 09 de Maio no sudoeste do país e causou a morte de pelo menos 48 pessoas.

O Ministério Público havia ordenado a prisão de Kansagara na quarta-feira.

O dono da barragem foi detido junto com o director-geral da empresa Patel Coffe Estates Limited, Vinoj Jayakumar, que administrava a propriedade agrícola onde a barragem estava localizada, e encontram-se à disposição da polícia em Naivasha, no sudoeste do Quénia, informou o jornal Standard.

Ambos enfrentam acusações de homicídio, negligência nas suas funções e falhanço na apresentação de um relatório sobre o impacto ambiental.

A barragem, construída pelo empresário para poder regar os seus campos de cultivo, rebentou a 09 de Maio, provocando quase meia centena de mortos e centenas de deslocados.

A prisão e a decisão da Procuradoria acontecem depois da divulgação de uma investigação oficial que concluiu que a construção da barragem foi feita “com pessoal não qualificado e usando equipamentos da propriedade agrícola, o que conduziu aos defeitos de construção e projecto”.

A Procuradoria também ordenou a detenção de altos cargos regionais da Autoridade de Recursos Hídricos (WARMA) e da Autoridade nacional de Gestão Ambiental (NEMA).

Numa audiência no Senado, na terça-feira, o ministro da Água queniano, Simon Chelugui, assegurou que a barragem era ilegal.

Em Maio, o dono da barragem atribuiu a tragédia às fortes chuvas que destruíram as paredes da infraestrutura em Solai, na província de Nakuru.

A barragem localizava-se numa extensa zona de terrenos privados de cultivo de flores e café que são de propriedade do milionário, havendo ainda nas proximidades áreas residenciais.

Depois do acidente, o Governo queniano mandou inspeccionar todas as barragens do país.

Notícias ao Minuto