A Coreia do Norte explodiu esta quinta-feira uma parte das instalações de testes nucleares em Punngye-ri, avança a CNN. Três túneis, edifícios que serviam para a observação dos testes, uma fundição de metais e edifícios de alojamento foram destruídos na presença de jornalistas estrangeiros, que foram convidados para testemunhar o desmantelamento deste local de testes nucleares situado numa montanha remota no norte do país.
Depois das explosões, os jornalistas foram autorizados a verificarem o local e os estragos provocados pelas explosões. No entanto, como referiu Will Ripley, jornalista da CNN, não foram convidados peritos internacionais para testemunhar as explosões e confirmar que foram suficientemente fortes para destruir completamente os túneis.
A destruição destas instalações estava prevista e faz parte de uma tentativa de normalização das relações de Pyongyang com Seul e Washington.
É de resto vista como um sinal positivo por parte de Kim Jong-un antes da cimeira com Donald Trump, que deverá acontecer nas próximas semanas.
A Coreia do Norte levou a cabo seis testes nucleares em Punngye-ri. O último aconteceu em Setembro do ano passado.
Notícias ao Minuto