Destaque Matola: Moçambicanos detidos após ajudarem congoleses a obter identidade falsa

Matola: Moçambicanos detidos após ajudarem congoleses a obter identidade falsa

Três cidadãos de origem congolesa estão a contas com as autoridades policiais e de identificação civil moçambicanas por alegada tentativa de obtenção de nacionalidade moçambicana recorrendo a vias ilegais, com ajuda dois moçambicanos, um dos quais funcionário da Conservatória dos Registos e Notariados da Matola. Estes últimos também encontram-se enclausurados.

O caso ocorreu na cidade da Matola, província de Maputo. Dos três estrangeiros, dois foram encontrados na posse de assentos de nascimento em que se identificavam pelos nomes de Henriques Eugénio Langa e Roberto António Simango.

O funcionário da Conservatória dos Registos e Notariados da Matola disse que desconhece a fraude e só as pessoas surpreendidas na posse desses documentos supostamente falsos podem explicar de que forma os obtiveram.

Um dos acusados de nacionalidade congolesa, encontrado na posse de um assento de nascimento falso, fala a língua portuguesa com dificuldades e não conhece outra língua moçambicana. Mesmo assim, ele alegou que é moçambicano e nasceu na cidade de Maputo. Quando tinha entre seis e sete anos de idade passou a viver na África do Sul, de onde regressou há pouco tempo.

Aliás, do grupo consta uma mulher moçambicana que vive na vizinha na África do Sul há bastante tempo, segundo as suas palavras. Ela admitiu que o seu trabalho é angariar gente estrangeira que pretenda adquirir a nacionalidade moçambicana. Contudo, ela não revelou quem são os seus comparsas no esquema.

@Verdade