Destaque África do Sul: Winnie perde recurso sobre propriedade da casa de Mandela

África do Sul: Winnie perde recurso sobre propriedade da casa de Mandela

Winnie Madikizela-Mandela perdeu sexta-feira o seu recurso sobre a casa de Qunu do ex-Presidente Nelson Mandela, onde este último nasceu e foi sepultado.

O Tribunal de Apelação de Bloemfontein rejeitou o seu pedido de anulação de uma decisão proferida, em 2016, pelo Alto Tribunal do Cabo Oriental de não lhe atribuir a célebre casa de campanha.

Ela defendia que a casa tinha sido construída sobre um terreno que lhe pertencia, em 1989, mas a Royal House of Mandela, dirigida pelo neto de Mandela, Mandla, rejeitou as suas afirmações.

Madikizela-Mandela esteve casada durante 38 anos com Mandela dos quais 27 passados na prisão. Embora continuassem casados quando Nelson Mandela se tornou Presidente  da África do Sul, em Maio de 1994, o casal separou-se dois anos mais tarde e o seu  divórcio foi decretado a 19 de Março de 1996.

Ela continua a ser popular para alguns que a consideram como a “Mãe da Nação” , mas é criticada por outros depois de a Comissão da Verdade e Reconciliação da África do Sul estabelecer que foi pessoalmente responsável pelo assassinato, tortura, rapto e agressão de vários homens,  mulheres e crianças e indirectamente responsável  por outros crimes do género.

Recomendado para si:  Parlamento peruano aprova destituição da Presidente Dina Boluarte até eleições de 2026

Nelson Mandela faleceu em 2013 na sequência duma prolongada doença.

Diário de Moçambique