Destaque Burla de 5 milhões de meticais no Conselho Municipal de Lichinga

Burla de 5 milhões de meticais no Conselho Municipal de Lichinga

A aquisição de três viaturas resultou num prejuízo de cinco milhões de meticais (cerca de 70 mil euros), denuncia edil de Lichinga, no norte de Moçambique. Edilidade também não terá agido 100% em conformidade com a lei.

Tribunal Administrativo do Niassa fala em “ilegalidades” por parte do Conselho Municipal

Em 2016, a edilidade lançou um concurso público para a aquisição de duas viaturas para a recolha de lixo e outra para a morgue do hospital provincial de Lichinga. A Linex, uma empresa privada de prestação de serviços, comprometeu-se a fornecer as três viaturas, mas não o fez até hoje, segundo o presidente do Conselho Municipal da cidade.

Saíde Amido, que se afirma “muito revoltado com a empresa”, diz que os veículos custaram à edilidade cinco milhões de meticais (o equivalente a quase 70 mil euros).

A empresa ludibriou o Conselho Municipal, argumentando com a conjuntura económica, de que se ressentiu o nosso país e o mundo inteiro“, conta.

Nessa altura, dissemos para fazer a entrega das viaturas de forma faseada. O que era importante era que nos entregasse os meios em condições e que exibissem as facturas“, explica Saíde Amido.

O presidente do Conselho Municipal de Lichinga afirma que, entretanto, deixou de conseguir contactar a empresa. Segundo Amido, a Linex fechou as portas e o proprietário está em local incerto. A DW África também não conseguiu falar com o proprietário.

DW