A Primeira Dama do Zimbabwe, Grace Mugabe, exigiu na quinta feira ao seu marido Robert Mugabe que indique o nome do seu sucessor político de forma a acabar com as divisões crescentes que estão a atingir a liderança do partido no poder ZANU-PF.
Robert Mugabe, de 93 anos, tem vindo a insistir que será o partido ZANU-PF, e não ele próprio, a escolher o seu sucessor quando o momento chegar.
No entanto, durante uma reunião da ala das mulheres do partido, Grace Mugabe desafiou o Presidente a nomear o seu sucessor, de acordo com um comunicado da televisão do Zimbabwe. “A Primeira Dama afirmou que não existe mal em Mugabe nomear o seu sucessor, uma vez que isso iria permitir aos membros do partido apoiarem apenas um candidato”.
Robert Mugabe não terá falado durante toda a reunião.
A luta no interior do ZANU-PF tem vindo a crescer nos últimos meses, com uma ala a apoiar o vice presidente Emmerson Mnangagwa e a outra ala a apoiar Grace Mugabe.
As eleições no Zimbabwe estão previstas para ocorrer depois de 21 de Julho de 2018, de acordo com a Constituição do país.
e-Global