Um engenho explosivo matou três jovens e feriu dois menores, da mesma família, no distrito de Mabote, na província de Inhambane. Os feridos já estão a receber cuidados médicos.
O incidente deu-se durante o fim-de-semana num dos bairros da vila-sede do distrito de Mabote, quando a mãe estava a queimar lixo depois de uma limpeza no quintal da sua casa.
Presume-se que o engenho tenha sido achado por crianças nas suas brincadeiras.
Os menores, ao se aperceberem da queima de lixo no local onde estiveram antes a brincar, correram decididos a salvar o seu brinquedo, que naquele instante explodiu, provocando três vítimas mortais e ferimentos em outras duas, todos irmãos.
O administrador de Mabote disse à Rádio Moçambique que o governo do distrito solicitou a intervenção de peritos da Polícia, os quais trabalham na recolha de estilhaços para determinar o tipo de engenho que explodiu no local.
“Não temos ideia suficiente e não se sabe se isso foi na sequência das chuvas que se abateram sobre o distrito nos últimos meses e tenham arrastado o engenho de algum sítio… não temos detalhes, mas está-se a trabalhar nesse processo”, disse o administrador de Mabote.
A descoberta deste engenho neste distrito de uma província declarada livre de minas anti-pessoais, em 2015, está a criar inquietações no seio da população.
Jornal Notícias















