Destaque População abandona Mossurize devido aos supostos ataques da Renamo

População abandona Mossurize devido aos supostos ataques da Renamo

No distrito de Mossurize, sul da província de Manica, perto de mil e trezentas pessoas abandonaram recentemente as suas residências, devido a tensão político-militar.

As famílias foram acomodadas num centro criado pelo INGC-Instituto Nacional de gestão de calamidades, na vila de Espungabera, sede distrital de Mossurize.

No local, o INGC montou trezentas e dezasseis tendas, que albergam igual número de famílias.

O delegado do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades em Manica garantiu que as famílias beneficiam de assistência em alimentos, kits de produtos de higiene, cobertores, baldes e utensílios de uso doméstico.

Teixeira Almeida disse que com a abertura do centro de acomodação de Espungabera, a província de Manica passa a contar com três, sendo que os outros dois funcionam nos distritos de Báruè e Gondola.

Neste momento, segundo o delegado do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades em Manica, estão acomodadas nos três centros mais de duas mil pessoas.

O sector da saúde que está reunido em conselho coordenador provincial, anunciou esta quarta-feira que quatro unidades sanitárias dos distritos de Báruè e Mossurize foram encerradas, devido a tensão política.

Recomendado para si:  Tráfego na N1 interrompido por risco de colapso da ponte em Xai-Xai

RM

Destaques da semana