Um funcionário da Direcção Provincial da Economia e Finanças, cuja identidade não foi revelada, está detido após por ter tentado extorquir 17 mil meticais a um pensionista, na cidade de Lichinga.
Este facto foi revelado há dias pelo governador do Niassa, Arlindo Chilundo, na vila sede distrital de Metarica, num encontro com funcionários e agentes do Estado.
Chilundo disse que o ora detido alegou que queria ajudar o pensionista a receber o valor a que tinha como direito, para o convencer. Mas, em contrapartida, ele deveria dar-lhe uma compensação no valor de 17 mil meticais.
O pensionista não perdeu o dinheiro, porque o plano foi neutralizado através de uma denúncia.
Chilundo apelou aos funcionários e agentes do Estado não só do distrito de Metarica, mas de toda a província, a não enveredar pelo caminho da corrupção, que, segundo as suas palavras, pode manchar uma carreira toda de um funcionário ou agente do Estado, como no caso vertente.
Ele acrescentou que os funcionários públicos e agentes do Estado devem pautar pelo bem servir e prestar serviços condignos aos cidadãos, que são patrões deles.
Folha de Maputo