A Coreia do Norte aparentemente fracassou esta sexta-feira na sua tentativa de lançar um míssil para assinalar o aniversário de nascimento do fundador do país, informou o exército da Coreia do Sul.
“A Coreia do Norte terá tentado levar a cabo um ensaio de míssil perto da sua costa leste hoje de manhã cedo, mas aparentemente falhou“, indicou o Estado-Maior do exército sul-coreano em comunicado.
Os meios de comunicação social sul-coreanos anunciaram, na véspera, que Pyongyang se preparava para disparar novos mísseis balísticos de médio alcance, por ocasião do aniversário de Kim Il-Sung (1912-1994).
Fonte da Defesa dos Estados Unidos, que falou sob a condição de anonimato, indicou também que o míssil foi detectado e seguido pelo centro de comando estratégico norte-americano e que aparentemente a tentativa de lançamento falhou.
O tipo de míssil não foi especificado pelo exército sul-coreano, mas segundo um responsável militar, citado pela agência Yonhap, tratava-se de um ‘Musudan’, que tem uma capacidade de alcance de 4.000 quilómetros, pelo que poderia alcançar a Coreia do Sul e o Japão e eventualmente as bases norte-americanas da ilha de Guam, no Pacífico.
A agência noticiosa noticiou na quarta-feira (13), citando um responsável sul-coreano não identificado, que a Coreia do Norte transportou há três semanas um ou dois mísseis balísticos ‘Musudan’ para perto do porto de Wonsan, no leste da península. A Coreia do Norte possui, segundo estimativas de Seul, aproximadamente 50 unidades deste míssil.
O regime de Kim Jong-un levou a cabo, no mês passado, uma série de lançamentos para o mar de projéteis de curto alcance e um de um míssil de médio alcance, numa altura de tensão devido às sanções impostas ao país e às manobras militares de Seul e Washington em território sul-coreano.
Correio da Manhã