Destaque Código Penal moçambicano submetido a revisão

Código Penal moçambicano submetido a revisão

As três bancadas parlamentares, a Frelimo, a Renamo e o MDM, deram o sim a mais uma revisão do Código Penal, em vigor desde o ano passado, para harmonizá-lo com os Códigos de Processo Penal e de Execução de Penas e Medidas Privativas e Não Privativas de Liberdade, ora em revisão, segundo defende a Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade (CACDHL) na Assembleia da República (AR).

A posição das três bancadas dá aval à CACDHL para rever os dois projectos acima indicados. A recolha de propostas a serem incluídas nos códigos de Processo Penal e de Execução de Penas e Medidas Privativas e Não Privativas de Liberdade começou no ano passado.

A CACDHL, também conhecida como Primeira Comissão, disse que pretende abranger diferentes instituições e segmentos sociais, de modo a produzir leis que veiculem as sensibilidades dos moçambicanos.

O presidente daquela comissão, Edson Macuácua, disse, na semana finda, que as mexidas ao dispositivo visa que o sistema penal seja dotado de coerência, harmonia, integridade e conferir eficácia social e jurídica.

Segundo Macuácua, com as mexidas ao Código Penal pretende-se ainda excluir o Estado e outras pessoas colectivas de direito público da responsabilidade penal.

Recomendado para si:  Vagas de emprego do dia 13 de Outubro de 2025

O Estado não pode ser incriminado, não pode ser preso como pessoa colectiva. Os agentes do Estado, estes individualmente, pelos actos que cometerem, podem ser responsabilizados penalmente”.

Relativamente às Penas e Medidas Não Privativas de Liberdade, o dirigente da Primeira Comissão, disse que há necessidade de clarificá-las no que diz respeito à sua execução e aplicação.

@Verdade