Destaque Polícia vai usar todos os meios para impedir tentativa de bloqueio da...

Polícia vai usar todos os meios para impedir tentativa de bloqueio da Renamo

A Polícia da República de Moçambique (PRM) garantiu, esta terça-feira (09) em Maputo, que vai usar todos os meios possíveis para impedir qualquer tentativa da Renamo de bloquear, com recurso a força das armas, a Estrada Nacional Número 1 no troço que parte do Rio Save até ao Rio Zambeze, na província de Sofala.

O Porta-voz do Comando Geral da PRM, Inácio Dina, que avançou este posicionamento da corporação em mais um briefing semanal à imprensa, considera ilegal a intenção da Renamo de colocar postos de controlo nas estradas das províncias de Sofala e Manica, e garante que a polícia vai se guiar pela lei contra aquele que implementar a medida.

A intenção da Renamo é criminosa e um atentado contra a Constituição da República de Moçambique, e a corporação não vai tolerar atitudes de perturbação da ordem e tranquilidades públicas no país. Há mecanismos adequados que a Renamo pode utilizar para reivindicar qualquer direito ferido, fora daqueles que anunciou recentemente de colocar postos de controlo nas estradas nacionais, porque a medida constitui uma alteração da ordem pública estabelecida, e todo aquele que assim proceder é um criminoso”, Inácio Dina, Porta-voz do Comando Geral da PRM

Recomendado para si:  Polícia reitera compromisso em esclarecer o duplo homicídio de Elvino Dias e Paulo Guambe

Segundo Dina, ao criminoso é aplicado aquilo que a lei ordena, e o mesmo será feito contra os membros da Renamo que infringirem a lei. “Nos desencorajamos a Renamo de avançar com a sua medida de colocar postos de controlo, porque no país já existem aqueles colocados pelo Estado moçambicano, e que tem missão de garantir o bem-estar de todos os cidadãos moçambicanos”, vincou o Porta-voz da PRM.

De acordo com Dina, as alegações da Renamo para tal pretensão são criminosas, e os crimes tem um tratamento adequado, seja por quem forem cometidos; a lei não respeita a cor partidária como pretende defender a Renamo. “Todos aqueles que usam arma de fogo para matar, raptar, ameaçar outra pessoa são criminosos, devendo todo o cidadão saber que a vida é um bem precioso, não havendo meio nenhum que pague a vida”, disse Dina acrescentando que a missão da polícia é deter os criminosos.

RM