A Escola Superior de Hotelaria e Turismo, em Inhambane, será palco de um grande evento denominado Feira Agrícola, no próximo sábado (07 de Novembro).
A iniciativa é dos estudantes do 3º ano do curso de Gestão Hoteleira, em parceria com a Direcção Provincial da Agricultura em Inhambane e visa divulgar o potencial agrícola.
Anacleta Albino Penicela, estudante do 3º ano do curso de Gestão Hotelaria, e responsável do evento, falando a nossa equipe de reportagem disse estarem criadas todas as condições logísticas para a concretização do evento.
Serão expostos nesta feira diversos produtos agrícolas produzidos localmente pelos agricultores da cidade de Inhambane, com maior destaque para o milho, feijão nhemba, couve, batata-doce entre outros.
Pincela, diz que com esta iniciativa vai contribuir no melhoramento do trabalho dos agricultores e na expansão da sua produção, e também mostrar que o encontro entre estudantes e agricultores é bastante frutífero na medida em que há uma clara partilha de conhecimentos. “Nós queremos transmitir um pouco daquilo que aprendemos e eles também nos passarem um pouco daquilo que têm. Não que eles não saibam produzir, mas é preciso melhorar as técnicas que usam para incrementar a produção, sustenta”, sublinhou.
A parceria entre estudantes e camponeses vai contribuir para o aumento da produção alimentar na cidade de Inhambane, e consequentemente, no incremento da renda familiar e que os mesmo apreendem técnicas de combate às pragas, como proceder a rotação das culturas, bem como a melhor época para proceder a comercialização dos seus produtos.
A feira vai durar apenas um dia e espera-se a presença de pelo menos 500 pessoas, entre estudantes, académicos, membros do governo, e representantes da sociedade civil.
Anastácio Marcelino