O governo central através do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, alocou cinco viaturas na sexta-feira, para os serviços provinciais de extensão rural, visando aprimorar os trabalhos prestados por aquele sector em Manica.
As cinco viaturas foram para os distritos de Sussundenga, Báruè, Gondola, Manica e Serviços provinciais de extensão rural. Para além das viaturas, foram entregues igualmente três motorizadas para o sector de fiscalização florestal.
Os meios circulantes foram entregues no posto administrativo de Nhampassa, distrito de Báruè a norte da província, aquando do lançamento da campanha agrária 2015/2016 na passada sexta-feira.
Segundo mandatária do presidente, para o lançamento da campanha agrária em Manica, Cidália Chauque de Oliveira, Ministra de género, Criança e Acção Social, para a área de extensão agrária foram recrutados 23 extensionistas, passando a contar com 105, facto que permitiu o aumento da área de cobertura de 5 mil e 972 produtores em 2014 para 52 mil 199 em 2015.
A província de Manica, possui 34 associações femininas que operam nas áreas agricultura e agro processamento e deste número 22 concorrem para o emponderamento económico da mulher, facto que impulsionou o governo central, segundo Cidália Oliveira.
Abrahamo Cufa Mapuca