Sociedade Na Maxixe: O Homem deve partilhar as tarefas domésticas

Na Maxixe: O Homem deve partilhar as tarefas domésticas

Foi lançada no último sábado (31 de Outubro), na cidade da Maxixe, a campanha denominada “Homem na Cozinha”. Trata se de um evento organizado pela rede Homens pela Mudança (HOPEM), em parceria com a Care e visa sensibilizar as famílias a praticarem tarefas de forma igual.

Tomaram parte do encontro diversas personalidades do governo nomeadamente administrador da Maxixe, vereador para área do desporto em representação do edil da cidade da Maxixe, directora do departamento da mulher e género, representantes da sociedade civil e população em geral.

Com esta iniciativa, pretende-se ainda que os próprios homens estejam directamente envolvidos na transformação de valores, normas e práticas sustentadoras de variadas formas de descriminação baseada no género e que comprometem a realização dos direitos humanos de homens, mulheres e crianças

Segundo o Representante da HOPEM Feliciano Cuamba, a visão da HOPEM é ser uma sociedade que trabalhe em prol dos direitos humanos cujo objectivo é encorajar o envolvimento masculino na desconstrução e reconstrução dos padrões de masculinidade negativos e influenciar as organizações membro da rede, instituições do governo e organizações não-governamentais a trabalharem continuamente a favor da participação de rapazes e homens na promoção da igualdade de género.

“Com esta iniciativa pretendemos fazer uma demonstração de uma ferramentas que está dentro dos pilares da rede HOPEM no sentido de fazermos o engajamento masculino com modalidade simples, porque o nosso é objectivo é mostrar que o slogan que nós abordamos de que a igualdade de género pode ser demonstrada de varias maneiras. O homem pode dedicar alguns minutos ou hora a preparar alguma refeição, não cai dedos, não cai unha e não perde nada, pelo contrário a saúde da família melhora”, disse acrescentando que no sábado último a organização fez apenas uma simples demonstração de como o homem pode contribuir para o melhoramento da saúde da família, a partir da terça e quarta-feira próxima (3 e 4 de Novembro) vai fazer a mesma demonstração em outros distritos da província de Inhambane com destaque para Homoíne e Funhalouro através do camião cozinha que chega esta segunda-feira.

Recomendado para si:  Suspeito de sequestro de menor morre após de ser espancado pela população em Chimoio

Durante o evento foram desafiados todos os homens incluindo as figuras do governo a prepararem o prato dia, Vestidos de aventais coube ao chefe Issufo, ensinar aos homens como preparar sumo na base das folhas e frutas naturais com destaque para couve, banana, papaias laranja e limão. O primeiro o suco a ser misturado foi o suco de couve a uma mistura de suco de laranja e limão, e também preparou se o suco de papaias e bananas. Já nos pratos não faltaria o saboroso prato de frango preparado a óleo obedecendo todos os detalhes e acompanhado com Xima este último nenhum dos participantes ficou resistente pois cada um queria provar e lavar as dicas para casa.

Anastácio Marcelino