Os Serviços Distritais de Atividades Económicas de Mabote, norte de Inhambane, está desde Julho último, empenhado na produção de diversas mudas de essências florestais, com destaque a espécie de chanfuta, no âmbito de preservação do meio ambiente.
Numa primeira fase, a instituição produziu 992 mudas de chanfuta na concessão de Matleu, em Papatane, há 44 Km da sede distrital por forma a garantir o repovoamento florestal para que as gerações vindouras usufruam-se das mesmas espécies.
Esta actividade surge como resposta da orientação dada aos SDAE’s a nível do Pais pela Direcção Nacional de Florestas e Fauna Bravias, no sentido de salvaguardar o meio ambiente.
Para além daquela concessão, Donald Bluda, responsável pelo viveiro florestal no SDAE de Mabote disse ter planificado um pouco mais de 10 mil mudas diversas em todas concessões a nível do distrito ate Dezembro próximo. Como sabe se uma árvore de chanfuta traz para nós vários benefícios, e representa um ganho para o país, pois com a plantação destes viveiros vamos tornar a província rica em recursos naturais e que não vamos precisar importar, esta iniciativa começou no mês de Julho deste ano e o nosso objectivo é acompanhar o processo ate a fase final.
Anastácio Marcelino