Sociedade Saúde Moçambique cria centro integrado para atender vítimas de violência

Moçambique cria centro integrado para atender vítimas de violência

O Primeiro-Ministro (PM), Carlos Agostinho do Rosário, inaugurou ontem, no Hospital Geral de Mavalane, em Maputo, um Centro de Atendimento Integrado (CAI) às vítimas de violência.

O CAI foi criado com o objectivo de melhorar o acesso e a disponibilidade dos serviços de atendimento às vítimas de violência baseada no género, particularmente mulheres e crianças de forma integrada, nas questões de Saúde, Acção Social, Justiça e Polícia em parceria multissectorial dos Ministérios da Saúde, da Mulher e Coordenação da Acção Social, da Justiça e do Interior.

A infra-estrutura surge no âmbito de uma parceria entre o governo moçambicano e americano, através do Programa de Emergência do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) para Alívio do HIV/SIDA no mundo (PEPFAR).

Para Carlos Agostinho do Rosário, iniciativas como estas demonstram um maior envolvimento na luta contra a violência no país.

O edifício beneficiou de obras de reabilitação com duração de cerca quatro meses, um investimento que situa na ordem de pelo menos 50 mil dólares norte-americanos.

Recomendado para si:  Aumento de casos de cólera preocupa autoridades em Cabo Delgado

Por sua vez, Mark Cassayre, Encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA em Maputo, defendeu que “a violência baseada no género é uma epidemia mundial. Ela sonega às pessoas o seu pleno potencial e causa um sofrimento humano indescritível. Todos sabemos que os países têm mais probabilidades de prosperar quando usufruem dos talentos de todos os seus cidadãos. Por isso trabalhamos para assegurar a protecção de todos os membros da sociedade”, disse.

Destaques da semana