Sociedade Saúde Moçambique cria centro integrado para atender vítimas de violência

Moçambique cria centro integrado para atender vítimas de violência

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

O Primeiro-Ministro (PM), Carlos Agostinho do Rosário, inaugurou ontem, no Hospital Geral de Mavalane, em Maputo, um Centro de Atendimento Integrado (CAI) às vítimas de violência.

O CAI foi criado com o objectivo de melhorar o acesso e a disponibilidade dos serviços de atendimento às vítimas de violência baseada no género, particularmente mulheres e crianças de forma integrada, nas questões de Saúde, Acção Social, Justiça e Polícia em parceria multissectorial dos Ministérios da Saúde, da Mulher e Coordenação da Acção Social, da Justiça e do Interior.

A infra-estrutura surge no âmbito de uma parceria entre o governo moçambicano e americano, através do Programa de Emergência do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) para Alívio do HIV/SIDA no mundo (PEPFAR).

Para Carlos Agostinho do Rosário, iniciativas como estas demonstram um maior envolvimento na luta contra a violência no país.

O edifício beneficiou de obras de reabilitação com duração de cerca quatro meses, um investimento que situa na ordem de pelo menos 50 mil dólares norte-americanos.

Por sua vez, Mark Cassayre, Encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA em Maputo, defendeu que “a violência baseada no género é uma epidemia mundial. Ela sonega às pessoas o seu pleno potencial e causa um sofrimento humano indescritível. Todos sabemos que os países têm mais probabilidades de prosperar quando usufruem dos talentos de todos os seus cidadãos. Por isso trabalhamos para assegurar a protecção de todos os membros da sociedade”, disse.