Destaque Governo incinera mais de 2 toneladas pontas de marfim e cornos de...

Governo incinera mais de 2 toneladas pontas de marfim e cornos de rinocerontes

O governo moçambicano incinerou nesta segunda-feira, em Maputo, mais de mil pontas de marfim e 53 cornos de rinocerontes, parte dos 65 dos chifres apreendidos recentemente em Tchumene, município da Matola, a 12 de Maio, e roubados nas instalações do Comando Provincial da Polícia.

Trata-se de uma operação levada a cabo pelos ministérios do Interior e da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, incluindo a Procuradoria-Geral da República (PGR), com vista a desencorajar o acto que põe em extinção a fauna bravia.

As peças foram extraídas de mais de Trezentos Elefantes e cerca de Cem Rinocerontes abatidos em Moçambique e na vizinha África do Sul, sendo que além dos troféus apreendidos recentemente, as autoridades moçambicanas iniciaram a destruição de pontas de marfim que haviam sido capturados há cinco anos em diversos pontos do país.

Segundo dados em poder da MMO, em termos quantitativos foram incineradas 1146 quilogramas pontas de marfim e 53 cornos de rinocerontes, correspondente a 2400 toneladas.