Uma acção do Ministério da Saúde (MISAU), no âmbito do serviço de circuncisão masculina, através de duas unidades móveis, destacadas para os distritos Machanga e Nhamatanda está a contribuir para o aumento da adesão aos serviços visto que mais de quatrocentos adolescentes foram circuncidados.
Esta actividade se enquadra nos esforços do governo para a redução de novas infecções pelo HIV-SIDA no país, realiza-se sob o lema “Jogue Seguro, faça Circuncisão e Use Preservativo”.
Rogério Saene, provedor de saúde e circuncisão masculina da unidade móvel de Nhamatanda, disse, nas últimas seis semanas, no posto administrativo de Tica, distrito de Nhamatanda, província de Sofala a intervenção vai ocorrer, sobretudo nas zonas recônditas, sem serviços de pequena cirurgia.
Para Tica a meta é de duas mil pessoas, mas o objectivo é de abranger maiores número da população masculina, até porque “a adesão a esta campanha é positiva”, sublinhou Saene.
De acordo com Saene, existem equipas de pessoas que fazem palestras nas comunidades, incluindo as escolas, mercados, igrejas, trabalho que conta com a ajuda dos líderes comunitários e pessoas influentes.
Na província de Sofala, o serviço de circuncisão masculina, a operar através de duas unidades móveis, já esteve nos distritos de Muanza, Gorongoza, e Chibabava, e nas próximas semanas vai escalar Búzi e Cheringoma.
Entretanto, este trabalho também decorre nos postos fixos instalados no Dondo, Muxúngue, Nhamatanda, Marromeu e cidade da Beira.
(Fonte-RM)