Sociedade MISAU implementa acção que contribui no aumento da adesão aos serviços de...

MISAU implementa acção que contribui no aumento da adesão aos serviços de circuncisão em Sofala

Uma acção do Ministério da Saúde (MISAU), no âmbito do serviço de circuncisão masculina, através de duas unidades móveis, destacadas para os distritos Machanga e Nhamatanda está a contribuir para o aumento da adesão aos serviços visto que mais de quatrocentos adolescentes foram circuncidados.

Esta actividade se enquadra nos esforços do governo para a redução de novas infecções pelo HIV-SIDA no país, realiza-se sob o lema “Jogue Seguro, faça Circuncisão e Use Preservativo”.

Rogério Saene, provedor de saúde e circuncisão masculina da unidade móvel de Nhamatanda, disse, nas últimas seis semanas, no posto administrativo de Tica, distrito de Nhamatanda, província de Sofala a intervenção vai ocorrer, sobretudo nas zonas recônditas, sem serviços de pequena cirurgia.

Para Tica a meta é de duas mil pessoas, mas o objectivo é de abranger maiores número da população masculina, até porque “a adesão a esta campanha é positiva”, sublinhou Saene.

De acordo com Saene, existem equipas de pessoas que fazem palestras nas comunidades, incluindo as escolas, mercados, igrejas, trabalho que conta com a ajuda dos líderes comunitários e pessoas influentes.

Recomendado para si:  LAM readmitida na Comunidade Internacional de Aviação

Na província de Sofala, o serviço de circuncisão masculina, a operar através de duas unidades móveis, já esteve nos distritos de Muanza, Gorongoza, e Chibabava, e nas próximas semanas vai escalar Búzi e Cheringoma.

Entretanto, este trabalho também decorre nos postos fixos instalados no Dondo, Muxúngue, Nhamatanda, Marromeu e cidade da Beira.

 (Fonte-RM)